Título: Brincar é Fundamental
Autor: Luciana Brites
Páginas: 176
Ano: 2020
Editora: Gente
Gênero: Educação
Adicione: SkoobOnde Comprar: Amazon
Nota:
Sinopse:Resenha:
Nos primeiros anos de vida, o brincar representa uma situação de criatividade espontânea que enriquece o conhecimento, a sociabilidade e as funções cerebrais no processo de aprendizagem. Ao brincar, a criança emite criatividade, expressa fantasias, sensações, e emoções internas e adquire maturidade, resultados esses que a gratificam continuamente. Em Brincar é fundamental, Luciana Brites nos ajuda a compreender melhor o processo de aprendizagem e a importância dos estímulos adequados na primeira infância a partir dos aspectos anatomofuncionais do sistema nervoso, como a linguagem, a audição e a visão. Além de reunir referências de publicações de renomados pesquisadores da área, a autora constrói, em linguagem acessível, um guia prático destinado a mães, pais, educadores e profissionais que lidam com crianças que desejam compreender melhor o desenvolvimento na primeira infância.” – Profa. Dra. Maria Valeriana Leme de Moura Ribeiro, neurologista infantil
Neste livro você vai aprender:
1. A identificar e a compreender as etapas do neurodesenvolvimento da criança;
2. Quais são os estímulos adequados para a criança na primeira infância;
3. Como otimizar o desenvolvimento do seu filho, aluno ou criança com a qual convive;
4. Entender os aspectos que ajudam na estimulação das crianças: aprendizagem, brincadeira, cognição e desenvolvimento;
5. A importância do desenvolvimento adequado na primeira infância para que a criança se torne um adulto pleno, realizado e feliz.
A primeira infância é fundamental para o desenvolvimento da criança (0 a 6 anos), nesse período com os estímulos corretos, a criança poderá aprender habilidades importantíssimas. Mas como fazer isso dá maneira correta? Brincando! Sim, não é necessário adquirir brinquedos caros, deixar a criança pintar por exemplo, desenvolve sua habilidade motora fina. Algo que irá acompanhar seu filho /aluno por toda a vida. Então, porque não iniciar esse aprendizado desde bem pequeno?
Esse livro é voltado para pais e professores, com uma linguagem de fácil entendimento. Li rapidamente, aprendi muito e com certeza irei colocar todas as dicas em prática.
Quando engravidei da minha segunda filha, comecei a procurar livros e artigos que me orientassem a como desenvolver melhor suas habilidades, já faço diversas coisas que foram citadas no livro, mas poder entender o porquê foi fundamental para mim.
Utilizo muito o método montessori, que visa a autonomia, liberdade com limites e respeito. Quando iniciei a fase de alimentação após os 6 meses de amamentação exclusiva, deixei que minha filha já começasse a conhecer as texturas dos alimentos e aos 8 meses ela já comia praticamente sozinha, segurando sua colher e levando até a boca. Aos nove ela já andava, sem que eu usasse qualquer outro meio que não fosse deixá-la livre. Não usei "andador" e sei que muitas mães usam, eu usei com meu primeiro filho e ele demorou muito mais para andar, fazendo isso apenas com um ano e um mês.
Cada criança irá se desenvolver de uma maneira, mas se você souber o que fazer e como fazer fará toda a diferença.
A leitura desse livro foi de extrema importância para mim e já o indiquei para diversas amigas, se você tem ou não filhos, garanto que será uma leitura enriquecedora!
Nenhum comentário
Postar um comentário