Título: O Rato Trapaceiro
Autor: Lisandro Santos
Páginas: 36
Ano: 2021
Editora: Faro Editorial
Gênero: Infantil / Infantojuvenil
Adicione: Skoob
Nota:
Sinopse: O livro O rato trapaceiro se originou do curta-metragem animado A fábula da corrupção. O projeto da animação foi contemplado em um edital de 2009 pela Controladoria Geral da União (CGU) e pelo Escritório das Nações Unidas (UNODC), e assim pôde ser produzido para a internet em 2010. Inspirado nas fábulas de Esopo e outras mais de fundo moral que usam os animais para espelharem as ações humanas, a história, toda rimada, surgiu com num estalo para o autor, que precisou de poucos ajustes para chegar ao resultado final. A opção da estética da animação, junto ao formato da fábula e ao estilo rimado, contribuiu para que temas complexos pudessem ser apresentados de forma leve e cativante às crianças. A animação participou de muitos festivais e mostras e, inclusive, e ganhou mais de uma dezena de prêmios.
Resenha:
Primeiro livro infantil da Faro, O rato trapaceiro é uma leitura para crianças a partir dos 6 anos e irá abordar um tema muito importante a corrupção.
Ratinhos, Gato e Cachorro viviam em harmonia no campo, cada um fazia a sua parte vivendo na casa de João. Que era um comerciante honesto e um bom homem. Um trabalhador que dia após dia prosperava. Cada animal tinha sua função, o Cachorro não deixava que nenhum ladrão entrasse, o Gato era um ótimo caçador de ratos e tinha também o Jumento , que ajudava carregando os mantimentos.
Um ratinho da cidade acaba chegando ao armazém de João e aí tudo muda. Esse ratinho achava que a comida não era suficiente e a toca era muito fedida e fria. Então esse novo ratinho diz que tem um "jeitinho" de fazer com que as coisas fiquem melhores e faz um acordo com o Gato, um dos Ratinhos não gostou do novo arranjo, foi contra e acabou virando comida. O Gato acaba tendo que fazer um acordo com o Cachorro para que João não descubra o combinado.
Com todos se dando bem, o pequeno armazém de João deixou de prosperar. Ele ficou desgostoso e teve que vender tudo e procurar um novo lugar para recomeçar.
"Não subiu no Jumento
e seguiu viagem,
para recomeçar, precisava
de muita coragem."
Jumento foi o único aliado de João e o ajudou a recomeçar, os demais animais tiveram seu fim nada bom mas aprenderam uma lição.
Um livro com lindas ilustrações e uma história contada de uma forma simples mas com um ensinamento enorme. Minha filha de dois anos não entendeu a história ainda, mas amou as ilustrações e durante a leitura da história fazia os sons dos animais. Irei guardar e ler muito essa história para ela no decorrer dos anos.
Precisamos ler mais para nossas crianças e ensiná-las de uma forma leve e divertida. Esse livro já tem seu cantinho especial em nossa estante ♥️
Nenhum comentário
Postar um comentário